Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Biblioteca Divina

O que deveria ser património de todos e, interpretado consoante nos é dado conhecer pelo Espírito e Verdade que é o Próprio Deus, é sinónimo de batalhas interpretativas e esgrimir de conhecimento...
Teólogos, Doutores e entusiastas...Como estais no caminho certo da sobranceria quando assim procedeis.
Pois..."Eu sou o que levanta num instante o espírito humilde, de maneira que compreenda melhor as razões das verdades eternas, do que se houvera estudado dez anos nas escolas. Eu ensino sem ruído de palavras, sem confusão de opiniões, sem espalhafato, sem contenda de argumentos.(...) A uns, porém, falo coisas comuns, a outros, mais particulares; a alguns revelo-me docemente em sinais e figuras, a outros descubro os meus mistérios com muita luz. A mesma voz fala em todos os livros, mas não ensina a todos da mesma maneira; pois eu sou o que interiormente ensina a verdade, perscruta o coração, penetra os pensamentos. Inspira as acções, distribuindo a cada um segundo me apraz. "

O que me importa se a tradução para o grego...ou do hebraico,,,ou porque os sinónimos...
O que me importa é de que forma a essência do texto ou do versiculo se TRADUZ para mim...
È a LUz Que nos move que tudo faz acontecer num misterioso silêncio que se escuta no interior de cada um de nós...
Todas as narrações bíblicas foram primeiramente vividas e oralmente transmitidas e posteriormente, escritas. Este período durou, aproximadamente, 800/900 anos e recebeu o nome de Tradição Oral.

“As Bíblias” consoante “o ramo” que a consulta ou difunde têm certas diferenças, mas na sua essência são iguais.
Por exemplo A Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro) (em hebraico: תנ"ך, transl. Tanakh) é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo. Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma colecção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".
Curiosidade: sabiam que no Islão, diariamente a primeira oração da manhã é direccionada a…Jesus Cristo? Pois é…Há coisas…
Eles respeitam-no só não lhe atribuem a Divindade.
As igrejas cristãs protestantes e outros grupos religiosos além do protestantismo possuem no cânone de textos sagrados das suas Bíblias somente 66 livros: 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento. A Igreja Católica inclui sete livros e dois textos adicionais ao Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanónicos (ou "do segundo cânon) pela Igreja Católica. As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, incluem, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos adicionais ao final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição e extracção cultural grega, copta, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca). As igrejas cristãs protestantes, dentre outros grupos, consideraram todos estes textos como apócrifos (ou seja, textos que carecem de inspiração divina). Mas alguns deles os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor histórico dos livros dos Macabeus. E algumas importantes Bíblias protestantes, como a Bíblia do Rei James e a Bíblia espanhola Reina-Valera, contêm-nos ao menos nalgumas das suas edições.


História da Bíblia



A Bíblia nasceu no ambiente do povo do Oriente Médio, que morava perto do Mar Mediterrâneo. No tempo de Abraão, aquele lugar chamava-se Terra de Canaã, por causa dos cananeus, que moravam naquela terra. No tempo de formação daquele povo, ela se chamou Terra de Israel. Bem mais tarde, toda aquela região recebeu o nome de Palestina.

A Bíblia começou a ser escrita durante o reinado de Salomão, por volta do ano 950 a.C. O Antigo Testamento (AT) ficou pronto, por volta do ano 50 a.C. O Novo Testamento (NT) ficou pronto no final do 1 século d.C. Portanto, a Tradição Escrita durou, aproximadamente, outros 900 anos.
Nenhum Livro da Bíblia foi escrito com Capítulos numerados. A idéia de dividir a Bíblia em capítulos partiu de Estevão Langton, arcebispo de Cantuária, na Inglaterra, professor na Universidade de Paris, em 1214. Em 1551, Robert Etiene, redator e editor em Paris, fez a experiência de dividir o Novo Testamento, da língua grega, em versículos.

A DIVISÃO DA BÍBLIA:

Antigo e Novo Testamento
A Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo Testamento (AT), contendo os livros, que narram a história do Povo de Deus, foi escrito antes de Cristo (a.C). Ele corresponde à Primeira Aliança. Esta aliança é recordada nos nossos dias e desde sempre através do Arco-íris a que chamamos Arco da velha (Aliança)
(14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. Génesis 9, 14-15)
O Novo Testamento (NT), contendo os livros que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs, conta a história do novo Povo de Deus,  e foi escrito depois de Cristo (d.C.). Ele corresponde à Nova Aliança.
O “Antigo Testamento” contém 46 Livros e o Novo Testamento, 27 Livros.
Antigo Testamento: o “Pentateuco” são os cinco primeiros livros, que contêm a lei da primeira Aliança, também chamados “Tora”, que quer dizer Lei. São eles: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Os “Livros Históricos” são 16: eles narram a história da formação do Povo de Deus, com a vida, os nomes, as lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo. São eles: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crónicas, II Crónicas, I Esdras, II Esdras, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus e II Macabeus.
Os “Livros Sapienciais” são 7: neles encontramos as reflexões e as expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações, hinos e provérbios, nos quais o povo regista os seus sentimentos e expressa a sua sabedoria, extraída da experiência de vida. São eles: Jób, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
Os “Livros Proféticos” são 18: eles trazem a mensagem, a acção e alguns dados sobre a vida dos profetas. São eles: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel. Oséias, Joel, Amós, Abdias. Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento



O “Novo Testamento” é composto pelos Evangelhos, pelos Actos dos Apóstolos e pelas Cartas. Os “Evangelhos” são 4. Evangelho é uma palavra que vem do grego, que significa Boa Nova ou Boa Notícia. Os Evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João.

Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são também chamados Evangelhos Sinópticos, porque, colocados em colunas paralelas, podem conter muita semelhança entre si (Mc 3.14. Mt 10,5, Lc 6,13). O estilo do Evangelho de João é diferente dos demais.
Os “Actos dos Apóstolos” narram, sobretudo, a reflexão de Lucas sobre os próprios Apóstolos, mas de modo especial, de Pedro e Paulo. Descrevem também um pouco da organização e das dificuldades de algumas das primeiras comunidades cristãs e reflectem sobre a sua realidade sob o olhar de Deus.
As “Cartas” são também chamadas Epístolas. São elas:  Romanos,  I Coríntios, l Coríntios, Gálatas, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus. Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas e o Apocalipse.
E agora a polémica: muitos dos textos da Bíblia nomeadamente do antigo testamento são alegóricos e podem ser encontrados em outros livros mais antigos e doutras culturas, como por exemplo , cultura do povo Sumério, 3300 anos antes de Cristo na *Epopeia de Gilgamesh, que fala sobre o dilúvio que se abateu sobre a terra entre muitos outros. Posso até salientar um facto descrito na Bíblia em Ezequiel 8, 14 que fala das mulheres que choram pela morte de Tamuzi ou Dumuzi, Deus pagão (que era pastor) e que assim com estas festas fúnebres, que simbolizavam a "morte" deste semi-deus pastor que casou com a Deusa que representava a Terra "asseguravam" as boas colheitas do anos seguinte.
Mas o que importa salientar aqui é percebermos que Deus revelou-se através dos tempos e de formas muito diferentes aos mais variados povos, dai haver tanta similaridade entre as religiões (religião=religar: religar ao natural/ espiritual)e já estou a falar também das religiões orientais e que com formas e formulas diferentes a essência da busca interna é idêntica ao que procura qualquer um de nós ocidentais e por exemplo no Hinduísmo a base “Divina” também é constituída por uma trindade: Brama (Brahma), Xiva (Shiva) e Vixnu (Vishnu).O Hinduísmo é tido como a mais antiga religião conhecida e “documentada” de que não se conhece o seu impulsionador ou fundador.

Voltando à Bíblia, os seus textos são de uma riqueza profunda e devem ser lidos no contexto temporal em que foram escritos mas não esquecendo que muito desses textos embora devam ser também “interpretados” e não lidos literalmente, têm um cunho Divino que não pode ser apagado.
Quem disser o contrário ou nunca leu a Bíblia ou pura e simplesmente diz o que ouviu dizer.
Porque quem lê a bíblia percebe onde e como as leituras devem ser retidas das várias formas diferentes, como alegorias, acontecimentos históricos e intervenções Divinas
Dando um exemplo muito simplista (que me desculpem os verdadeiros estudiosos deste tema) no Génesis, além de ser necessário perceber que os sete dias em que o mundo foi criado estão correctos porque num estudo mais aprofundado percebemos que os sete dias são na verdade vários milhões de anos, entre outras coisas. Por isso Jesus disse muitas vezes: ”quem tiver ouvidos que ouça, quem tiver olhos que veja”.
Mas como dizia assim de chofre existem duas ideias que são necessárias retirar do Génesis e que são extremamente actuais; são elas, a 1ª quando Deus pergunta a Adão, onde estás? É uma pergunta muito actual e que Deus nos faz diariamente e que muitos de nós não ouve nem quer ouvir.
E a 2ª, ainda mais actual, quando pergunta a Caim; o que fizeste ao teu irmão? E esta questão Deus fá-la diariamente aos Caim deste mundo que de muitas formas assassinam os seus irmãos.
Como podem ver, a Bíblia está cheia destes ensinamentos que precisamos aprender a ler, e não fazer como foi feito durante séculos ao interpretar os textos de uma forma literal. Mas também não caiamos no erro de pensar que tudo são alegorias, porque não são.
È uma questão de ler com os olhos da Alma e Deus nos guiará nessa leitura.

“Bendigo-Te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos.”

Bem hajam

Fonte:Wikipédia, Roteiro de leitura da Biblia Fr. Fernando Ventura, Bíblia.




Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.