Só uma imensa vontade de partilha, para que a todos tudo chegue, me move...tudo o que seja pensado acima desta "fasquia" medida por uma fraqueza humana (EU mesmo) mas confiante na Providência Divina, são meras suposições humanas que eu declino em amor e verdade perante Aquele que "sonda os corações e conhece os pensamentos mais escondidos."


"Sobre os teu muros Jerusalém colocarei sentinelas que dia e noite anunciarão o NOME do SENHOR."


Não faz o obreiro mais do que lhe é devido.


Discípulo do Mestre Jesus Cristo

Servidor do Pai Criador em espírito e verdade

Porque assim quer o PAI que O sirvam

e Adorem

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Nome misterioso do Tarot ou Tarô - pequena abordagem


O Tarot é um poderoso instrumento que quando nas mãos certas surpreende até quem “lida” com ele desde sempre. Tanto nas chamadas artes divinatórias até ao seu uso pessoal voltado para o auto-conhecimento, feito com seriedade e honestidade de propósitos, concede à mente humana a reaproximação e conhecimento das energias que emanam do Absoluto.
O nome Tarot, (também conhecido como tarot, tarocchi, tarock e outros nomes idênticos como o Tarocchini italiano e o Tarô francês.) pode ser analisado de várias formas :
Ao ser considerada a origem egípcia temos:
TAR = caminho, Rho = rei ou real
Portanto: TAROT = “ O Caminho Real” ou “Caminho da Vida”
E , por fim:
TAROT escrito de trás para frente é igual a TORAT, que em hebraico é o nome dos 5 livros sagrados ou Pentateuco.
TARÔ, trocando as consoantes transforma-se em ROTA
E se escrevermos TAROT dentro de um circulo este nome continua-se a si próprio fazendo alusão à interminável tarefa dos 22 caminhos que deverão ser completados e reiniciados sempre na perspectiva do Arcano XIII - Fim de um ciclo reinicio de outro…
Mas isso é “tinta para outra carta”…
Voltando ao nome…

Desta forma, o Tarot pode ser entendido como a rota de uma longa jornada em que o ser humano se depara com uma série de situações representadas por cada um dos vinte e dois Arcanos Maiores, que juntos, somam todas as experiências possíveis à existência humana - o Caminho Real. Assim é olhando os Arcanos maiores como portais, repletos de simbologia, pertença do inconsciente pessoal e colectivo que se abrem e nos permitem uma “visualização e consciencialização” desse “ADN” espiritual colectivo.
Sendo este um assunto deveras apaixonante e o que eu pretendia era somente uma abordagem ao nome TAROT encaminho quem queira aprofundar os 22 caminhos do Tarot para um texto neste Blog com o mesmo nome: Os 22 caminhos do Tarot…
Esse mesmo texto deverá ser lido, não numa perspectiva “confusa” e inatingível mas à partida percebendo a essência espiritual, com que estamos menos habituados a conviver e não por isso menos acessível.
E quanto a isto cito o Autor do texto os 22 caminhos… Ricardo Zen que diz o seguinte:

O Tarot é, acima de tudo, uma forma de nos conhecermos a nós próprios. Dentro de nós existe um outro eu. O verdadeiro, livre de amarras e espartilhos sociais. O nosso eu tal como era quando nascemos. Puro, simples, sem preconceito, sem tabu. Conhece-lo é um trabalho difícil e que demora.”

Bem Hajam

Que a Luz que nos une prevaleça sobre as trevas que nos separam
César

Sem comentários:

Enviar um comentário

...perdoa a estrutura.
É fraca. Fortalece-a com a tua partilha.
Estás em casa. Senta-te. Demora-te. Fica para sempre. Só te peço que enquanto aqui estás...penses em ti.
Porque enquanto pensamos em nós pensamos em algo mais elevado do que somente estar.
...por isso quero que estejas e sejas tu própria/o.